Durante a ação, além dos animais mortos, equipes encontraram 25 cães vivos, sendo 11 filhotes e 14 adultos, mantidos em condições consideradas insalubres dentro da casa. Os animais foram resgatados por equipes da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais e encaminhados à Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde receberão atendimento veterinário.
Os corpos dos cães foram levados ao Instituto Municipal Jorge Vaitsman, na Mangueira. No entanto, devido ao avançado estado de decomposição, há possibilidade de que os exames periciais não consigam apontar com precisão a causa das mortes.
Segundo o vereador Luiz Ramos Filho (PSD), integrante da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio e responsável por receber a denúncia, ainda não é possível afirmar se os animais morreram por causas naturais ou se foram vítimas de violência. “O fato é que o caso tem todos os contornos de maus-tratos, e a polícia vai investigar”, declarou. Ele também relatou que, na chegada dos agentes, a moradora teria reagido de forma agressiva e puxado uma faca.
A ocorrência contou com apoio da Polícia Militar, e a mulher foi conduzida à 35ª DP (Campo Grande), onde prestou depoimento e foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais.
Os cães resgatados passarão por castração, vacinação e acompanhamento veterinário antes de serem disponibilizados para adoção.