O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Guilherme Delaroli (PL-RJ), esteve nesta segunda-feira (10) no bairro São Joaquim, em Itaboraí, onde acompanhou os trabalhos de limpeza e pintura de um prédio público recentemente inaugurado que foi vandalizado e pichado com referências à facção criminosa Comando Vermelho (CV).
O local, que fica em frente à Escola Municipal Nanete Lima Chagas, abriga um centro de convivência para idosos, além de uma quadra esportiva, praça com brinquedos, mesas e bancos. De acordo com informações, o espaço foi arrombado, pichado e parcialmente incendiado, deixando marcas de destruição e mensagens de apologia ao crime, como “C.V” e “Saudades KN” — uma provável referência a um traficante.
Visivelmente indignado, Delaroli gravou um vídeo no local e repudiou o ato de vandalismo.
“Vocês estão pensando que morador vai ter de pagar água pra vocês, gás e internet pra vocês? Podem ir para outro lugar. Aqui traficante não se cria”, declarou o deputado. “Já falei com o comandante do 35º BPM. Não brota em Joaquim de Oliveira que vai ficar ruim pra vocês”, completou.
O parlamentar também afirmou ter solicitado à Polícia Militar o reforço nas rondas da região, considerada uma das mais tranquilas do município. “Muito me entristeceu chegar aqui e ver tudo pichado de Comando Vermelho. Nem sei quem é ‘KN’. Será que o jovem não está vendo que vai entrar pro tráfico e vai morrer também?”, questionou Delaroli.
O vídeo foi encerrado com o deputado mostrando a parede sendo repintada e deixando um recado direto:
“Aqui em São Joaquim, traficante não se cria.”