Foi preso na última segunda-feira (23) o ex-participante do reality show “A Fazenda” em 2012, José Lucas Dias Barreto, de 34 anos, suspeito de ter espancado seu próprio filho de 5 anos. O caso ocorreu no bairro Nova Cidade, em São Gonçalo.
De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) a criança deu entrada no pronto-socorro com uma fratura no ombro e outras lesões, além de escoriações na boca, nariz e em outras partes do corpo. Havia também marcas de cigarros e hematomas nas pernas.
A equipe de enfermagem do hospital descreveu o comportamento de José Lucas como “agressivo e desconexo”. Os profissionais de saúde presenciaram ele ameaçando o menino dizendo: “Você vai me pagar” , enquanto fazia sinal de degola com as mãos. Uma enfermeira também relatou, que enquanto preparava o menino para a cirurgia, José disse a criança: “Você não tem mais mamãe para te mimar e você não contou nada para mim.”
Também foi narrado que ele desferiu tapas na cabeça da criança antes que ela fosse ao centro cirúrgico e que ele proferia palavras aleatórias e com xingamentos, gerando alarde entre as outras famílias que esperavam por atendimento.
Também foi relatado que o menino tinha comportamento introspectivo e quase não respondia às perguntas que eram feitas a ele.
José Lucas deu entrada ao pronto-socorro com o filho, afirmando que o menino teria machucado o ombro, durante uma brincadeira de “lutinha” com ele. Os investigadores consideraram a versão dele como “dissociada da realidade”,
A mãe da criança foi ouvida na delegacia e disse não possuir a guarda do menino, que ele vivia aos cuidados do pai e descreveu o comportamento de José Lucas como “agressivo e psicótico”.

A Justiça aceitou o pedido de prisão temporária de José Lucas por 30 dias. Durante este período, as investigações devem continuar e analisar de modo mais profundo outros aspectos da convivência de José Lucas e do filho.
José Lucas foi expulso do reality “A Fazenda” por agressão. Ele trabalha como técnico de enfermagem desde 2018.
