O Festival inclusivo e nacional da Arte Capoeira será realizado em Itaboraí, no período de 5 a 7 de maio de 2023. O evento tem como objetivo promover a inclusão na arte capoeira, através da realização de atividades que contemplem a formação motora e psicomotora das crianças, especialmente aquelas que apresentam dificuldades motoras.
Ubirajara León da Silva , professor de Educação Física e capoeirista, é residente de Itaboraí e sempre foi um atleta de capoeira apaixonado e dedicado, representando sua cidade em várias competições nacionais e internacionais. Infelizmente, há cinco anos ele foi acometido pela síndrome de Guillain-Barré, uma doença do sistema imunológico. Embora tenha enfrentado dificuldades motores, ele continuou em sua jornada em busca de seus objetivos.
Atualmente, ele trabalha com crianças deficientes e com dificuldades motoras, levando-lhes uma qualidade de vida. O objetivo do trabalho é contribuir para o desenvolvimento motor das crianças, trabalhando sua psicomotricidade, autocontrole, raciocínio e ação. Metodologias são utilizadas para desenvolver aspectos psicomotores, cognitivos e sociais, integrando todos os sentidos do ser humano, contribuindo para sua saúde física e mental.
O Festival terá início no dia 5 de maio de 2023. A dinâmica do evento contará com várias atrações, como show de capoeira, maculelê e samba de roda. Além disso, será realizada uma mesa redonda com especialistas em inclusão no esporte e profissionais da área de saúde e educação, tais como fisioterapeutas, doutores e professores de Itaboraí e regiões afora, com um adicional de uma grande aula de capoeira com mais de 300 capoeiristas.
Um dos grandes destaques do festival é a presença do Mestre Camisa, José Tadeu Carneiro Cardoso, presidente fundador do Grupo Abadá Capoeira, conhecido mundialmente no mundo da capoeira. Ele ministrará um aulão de abertura no dia 5 de maio, e outros cursos ao longo do fim de semana, para todos os níveis de praticantes. Além disso, haverá oficinas de danças populares e aulões inclusivos com as crianças da Pestalozzi de Itaboraí, Magé e Saquarema.
A mesa redonda, que acontecerá no dia 6 de maio, contará com a participação de mestres, professores, fisioterapeutas e doutores especialistas em síndrome de Down, para discutir a inclusão no esporte. No domingo, 7 de maio, será realizado o grande aulão aberto e inclusivo da arte capoeira.
Confira abaixo o cronograma do festival.
Sexta-feira / 05 de maio – Às 19:00 horas aulão de abertura e curso com mestre camisa.
Sábado / 06 de maio – 09h às 11h – Curso com mestre camisa e oficina de danças populares.
11h às 13h – Curso para os graduados com mestre camisa e oficina de danças populares.
14h às 16h – Aulão inclusivo com as crianças da pestalozzi de Itaboraí, Magé e Saquarema.
18h às 20h – Mesa redonda com os mestres, professores , fisioterapeuta e doutores especialistas em Síndrome de Down.
Domingo / 07 de maio – Grande aulão aberto e inclusivo da arte capoeira.
Em resumo, o Festival Inclusivo Nacional de Arte Capoeira será uma oportunidade única para as pessoas experimentarem e conhecerem a arte capoeira, além de debater a inclusão no esporte e ter uma vivência enriquecedora. Venha participar!
