A Polícia Civil está realizando uma operação em cinco estados do país, chamada de “Operação Escola Segura”, para identificar adolescentes e crianças que possam estar envolvidos em planejamentos de ataque a escolas. Dez adolescentes, de idades entre 13 e 17 anos, e uma criança de 11 anos são alvos da investigação, incluindo um menor de idade de São Gonçalo.
A ação busca cumprir 10 mandados de internações provisórias, 13 de busca e apreensão e 11 afastamentos de sigilos de dados. Além de São Gonçalo, os municípios de Barra Mansa e Duque de Caxias também têm mandados. Fora do Rio, os outros investigados são de São Paulo, Curitiba, Guaíra, Recife, além de Blumenau, onde ocorreu o ataque no início do mês que deu origem à Operação.
Os acusados são investigados pela prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime e associação criminosa. A idade e o nível de envolvimento do menor gonçalense com os planejamentos ainda não foram confirmados. De acordo com informações da Polícia, os investigados no Rio de Janeiro já estavam sendo monitorados pelos oficiais do estado.