A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSERP), vem implementando um ambicioso programa de reparos na iluminação pública, visando proporcionar mais qualidade de vida e sensação de segurança para a população local. De janeiro a junho de 2023, mais de 11 mil reparos foram realizados em toda a cidade, incluindo a troca de lâmpadas, cabos, fios e bocais, além da instalação de luminárias de LED.
De acordo com dados levantados pela SEMSERP, os oito distritos do município receberam um total de 11.427 serviços de reparo durante o primeiro semestre deste ano. O distrito do Centro foi o que registrou o maior número de chamados, com 5.470 intervenções. Logo em seguida, apareceram Manilha, com 2.222 reparos, e Itambi, com 1.441 atendimentos.
O mês de março se destacou no levantamento como o período em que mais serviços foram realizados, totalizando 2.911 reparos. Maio e junho também tiveram números significativos, com 1.785 e 1.777 serviços, respectivamente.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Diogo Sperling, enfatizou a importância das equipes da SEMSERP que trabalham diariamente para tornar essa melhoria possível. Ele ressaltou que o objetivo principal é proporcionar mais qualidade de vida à população de Itaboraí, tornando os serviços mais acessíveis e ágeis por meio do call center, que se compromete a realizar a manutenção e troca de lâmpadas em até 48 horas após o contato.
Outro avanço importante foi a implementação de uma nova central de atendimento via WhatsApp, desde o ano anterior, o que facilitou o processo de solicitação de reparos ou manutenções para os moradores. O número para contato é o +55 (21) 2635-7369, e a central opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O prazo estabelecido para a resolução das solicitações é de até 48 horas. No momento da solicitação, é fundamental informar o endereço completo com referência, número, lote e quadra, além do nome do solicitante e número de telefone para contato.
Thiago França, coordenador do setor de iluminação pública da SEMSERP, destacou a importância da modernização realizada com a substituição das luminárias convencionais pelas de LED. Segundo ele, a nova tecnologia traz maior economia de energia e mais potência luminosa, o que contribui diretamente para aumentar a sensação de segurança entre os moradores.
“A iluminação pública é muito importante para a cidade de Itaboraí, pois traz conforto, luminosidade e segurança para os moradores. A gestão do prefeito Marcelo Delaroli iniciou a implantação da tecnologia do LED, que é mais econômica e tem mais potência que as luminárias de vapor de sódio e metálicas. O objetivo é levar o LED para todo o município”, ressaltou o coordenador.