A Delegacia do Consumidor (Decon) deflagrou nesta segunda-feira (11) a “Operação VAR”, uma ampla investigação para combater um esquema de manipulação de resultados em partidas da Série B do Campeonato Carioca de 2024, além de práticas de lavagem de dinheiro. A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão em bairros da Zona Oeste do Rio, como Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Vila Valqueire, além de ações em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e um mandado em São Paulo, com apoio da Polícia Civil local.
Um dos alvos da operação já havia sido detido na última sexta-feira (8) em Dubai, nos Emirados Árabes, com a colaboração da Interpol. A Decon iniciou a investigação após uma denúncia da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que indicou irregularidades em jogos da competição.
Dentre os casos que levantaram suspeitas, um jogo chamou atenção: uma equipe que liderava o placar por 3×1 no intervalo foi surpreendida por uma virada, encerrando o confronto em 5×3. O resultado atraiu um grande volume de apostas em casas na Ásia, o que reforçou as suspeitas de manipulação por parte das autoridades. As ordens de busca e apreensão foram expedidas pelo Juizado do Torcedor e Grandes Eventos.