O site do serviço de saúde do Reino Unido (NHS) divulgou que existem 16 escolhas listadas como método contraceptivo e dentre elas, 13 são especificamente para mulheres.
O método contraceptivo masculino, foi criado pelo engenheiro biomédico indiano Sujoy Guha, que iniciou os estudos para viabilizar o projeto no início da década de 1970 e , finalmente, concluiu a fase de testes com sucesso.
O método é completamente indolor, rápido e reversível, ao contrário da vasectomia, que também é reversível, porém não indolor. Ele é aplicado em forma de injeção, sendo um gel que trabalha de forma que danifica a cauda dos espermatozóides, impedindo-os de fertilizar o óvulo.
A novidade é a proposta da reversão do procedimento, que pode ser realizada com duas aplicações no local, em uma mistura entre água e bicarbonato de sódio.
O biomédico Sujoy Guha, do Instituto Indiano de Tecnologia, se dedicou a mais de 30 anos de pesquisa e chegou perto de lançar o Risug em 2002, porém rastros de uma substância foram encontradas na urina dos voluntários, a albumina, que foi classificada como tóxica na época.
O professor paralisou as pesquisas e retornou 5 anos depois, e agora a vacina com efeito contraceptivo tem previsão de chegar ao mercado em 2023.
300 homens se voluntariaram na Índia para realizar o teste, que apontou uma eficácia de 97%. Agora, o medicamento chamado Risug, aguarda a aprovação das autoridades