A Prefeitura de Itaboraí deu início nesta segunda-feira (7) à Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a ação segue até o dia 30 de maio e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e impedir a reintrodução do vírus no município.
Altamente contagioso, o sarampo é transmitido por via aérea, através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou até mesmo respirar. Uma pessoa infectada pode contaminar até 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas, o que reforça a importância da vacinação em massa como estratégia de proteção coletiva.
A campanha é voltada para a população de 6 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias, além dos profissionais de saúde. O esquema vacinal varia conforme a idade: bebês de 6 a 11 meses recebem a chamada “dose zero”; pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses; já aqueles com idade entre 30 e 59 anos precisam de uma dose. Para os trabalhadores da saúde, são exigidas duas doses independentemente da faixa etária.
O imunizante oferecido é a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município, com horários e dias específicos em algumas localidades: no Engenho Velho, a aplicação ocorre quinzenalmente às quintas-feiras; em Helianópolis, sempre às quartas; e em Picos, uma sexta-feira por mês.
Para Katiuscia Lessa, diretora do Departamento de Imunológicos e Rede de Frio da SMSA/ITA, a adesão da população é essencial. “A vacinação é a nossa principal ferramenta de proteção coletiva. Precisamos reforçar o compromisso em manter a caderneta atualizada. Somente com altas coberturas vacinais conseguimos interromper a circulação do vírus e proteger nossas crianças, jovens, adultos e profissionais de saúde”, destacou.
A Prefeitura de Itaboraí também reforça que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização seguem disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde da cidade.