A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT) está com inscrições abertas para mais de 300 vagas em oficinas gratuitas, ampliando o acesso à arte e cultura no município de Itaboraí. Entre as atividades oferecidas estão teatro, capoeira, arte em barro, cordel e língua Tupi, atendendo crianças, jovens e adultos interessados em desenvolver habilidades artísticas e culturais.
Inscrições abertas para oficinas de teatro e capoeira
A Oficina de Iniciação Teatral disponibiliza 180 vagas para alunos a partir dos 10 anos. As aulas serão conduzidas pelo professor Gabriel Matos e terão início no dia 12 de março. As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 e 26 de fevereiro, com a lista de selecionados divulgada em 28 de fevereiro. Interessados devem acessar o link: https://forms.gle/VrRfbFzyGn9VfidN7.
Já a Oficina de Capoeira oferece 90 vagas para participantes a partir de 5 anos. Sob a orientação do professor Ivan Arruda, conhecido como instrutor Alfinete da Beira do Cais, da E.C.B.C Capoeira, coordenada pelo mestre Spock, as aulas começam também no dia 12 de março. O período de inscrição é o mesmo da oficina de teatro, e o cadastro pode ser feito no link: https://forms.gle/THUkhDQn6PydXZBS7.
Oficina de Arte em Barro já está em funcionamento
Para os interessados em atividades manuais, a Casa de Cultura oferece a Oficina de Arte em Barro no Torno com o Oleiro, ministrada pelo instrutor Jean Borges. Diferente das demais, essa oficina já está acontecendo e não necessita de inscrição prévia. Os participantes podem comparecer diretamente às aulas, realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h às 18h, e aos sábados, das 18h às 21h. As peças produzidas serão queimadas e poderão ser retiradas após um mês.
Novas oficinas previstas para março e abril
Nos próximos meses, a Casa de Cultura também iniciará novas oficinas. A Oficina de Cordel contará com 15 vagas e será ministrada pelo professor Zé Salvador, renomado cordelista do Rio de Janeiro. Essa iniciativa proporcionará aos participantes a oportunidade de se aprofundar na tradição literária e popular nordestina.
Outra novidade é a Oficina de Língua Tupi, também com 15 vagas, sob a condução do professor Paulo Maia. O objetivo é resgatar e difundir a língua indígena Tupi, valorizando a herança cultural brasileira e local.
Todas as oficinas fazem parte do compromisso da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres em promover o acesso à arte e à cultura, incentivando a formação e expressão artística da população de Itaboraí.