A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), em Itaboraí, dá início à sua programação de 2025 nesta terça-feira (21) com uma série de atividades culturais gratuitas. A abertura será marcada pela exposição “Como a reciclagem faz bem ao meio ambiente”, assinada pelo artista Luiz Frias, seguida pelo show “Dois na Arte”, que une a cantora Bel Ferrat e o maestro Ivan Cid em uma apresentação contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A programação continua na sexta-feira (24) com a estreia da exposição “Artes em Crochê”, da artesã Luciene Cavalcanti Barreto. O evento inclui uma performance do Duo Paíz, com interpretações de clássicos da Música Popular Brasileira.
No sábado (25), o encerramento da semana cultural será celebrado com uma edição especial do Sarau (Uni)versos Livres, cujo tema será “Itaboraí”. Entre as atividades estão roda de conversa, contação de histórias e apresentações poéticas. Nomes como o criador do sarau, Pedro Garrido, e o historiador Paulo Maia estão confirmados.
Alan Mota, subsecretário de Cultura e gestor da CCHAT, destacou a importância do retorno das atividades no espaço. “É um momento de promover o encontro entre artistas e público. A Casa está linda, com nova identidade visual, um jardim revitalizado, visitação ao acervo da família Alberto Torres e muitas atrações. Tudo isso de forma gratuita”, afirmou.
A programação também inclui a retomada da oficina de Arte em Barro e novidades sobre o acervo histórico da Casa. A CCHAT funcionará de terça a sábado, proporcionando à população de Itaboraí diversas oportunidades de interação com a cultura local.