A Prefeitura de Itaboraí encerrou, nesta quinta-feira (27), a última edição do CRAS Itinerante de 2025, marcada por dois dias de intensa movimentação na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. Ao todo, foram 1.794 atendimentos realizados, envolvendo uma equipe de 80 profissionais e a oferta de 24 serviços gratuitos, reafirmando o esforço do município em ampliar o acesso da população a políticas públicas e serviços essenciais.
Entre as demandas mais procuradas estiveram os atendimentos relacionados ao Cadastro Único, etapa indispensável para o ingresso no Bolsa Família e em demais programas sociais. Moradores também buscaram orientações com assistentes sociais, receberam kits de higiene bucal e foram direcionados para atendimentos na área da saúde. A Fundação Leão XIII marcou presença com serviços importantes de isenção para segunda via de documentos, incluindo certidões e carteira de identidade.
A programação trouxe ainda uma variedade de serviços voltados ao bem-estar e à autoestima, como corte de cabelo, manicure, massoterapia, design de sobrancelhas, escova, depilação e trancista. Houve também aferição de pressão arterial, assessoria jurídica, oficinas de artesanato em argila, atividades culturais e uma exposição promovida pela Casa de Cultura.
Entre os destaques, estiveram ainda os atendimentos relacionados ao Vale Social, emissão de segunda via de identidade para grupos prioritários (com apoio do Detran), suporte da Enel e ações das tendas do Segurança Presente, Agricultura e Turismo. Para incentivar hábitos saudáveis, a programação contou com aulões de Zumba pela manhã e Luta no período da tarde.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow, avaliou positivamente o impacto da iniciativa.
“Encerramos o ano com a certeza de que o CRAS Itinerante cumpriu seu propósito: estar onde as pessoas estão e garantir acesso a serviços essenciais de forma humanizada. Cada atendimento é uma oportunidade de transformar realidades e fortalecer vínculos”, afirmou.
Com mais de 1,7 mil atendimentos apenas nesta última edição, o CRAS Itinerante fecha 2025 reforçando a estratégia da Prefeitura de Itaboraí de descentralizar serviços, fortalecer a rede socioassistencial e promover cidadania de forma contínua e próxima à população.