Nesta quarta-feira (31), o deputado Guilherme Delaroli utilizou suas redes sociais para expressar sua completa indignação com a prisão do motorista de van, que foi hostilizado e detido enquanto trabalhava. O deputado anunciou que sua assessoria e chefe de gabinete foram à delegacia para prestar auxílio e obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Além disso, ele informou que está oficializando o Detro para que explique o tipo de operação que está sendo realizada.
Durante o vídeo, o deputado criticou as empresas de ônibus da região, mencionando a Maravilha e a Rio Ita, e questionou por que elas não estão sendo fiscalizadas da mesma forma que as vans. Ele ressaltou a importância das vans para a população e afirmou que não permitirá que um pai de família passe por essa humilhação de ser algemado em plena rua. Guilherme Delaroli concluiu sua fala, reafirmando seu compromisso com essa causa e demonstrando seu apoio aos motoristas de van.
” (…) Nós temos duas porcarias de empresas em Itaboraí, uma é a Maravilha e a outra é a Rio ita e se não tiver a van para rodar, como é que o povo vai fazer para trabalhar ? Primeiro eles tem que fiscalizar as empresas de ônibus. Fiscaliza a rio ita, fiscaliza a Maravilha, não param um ônibus, mas eu vou pedir relatórios deles, porque eu quero ver se eles fiscalizam só a van (…) ” disse o deputado Guilherme Delaroli.
” (…) Não vamos deixar um pai de família passar essa vergonha que ele tá passando não, ser algemado no meio da rua… podem contar comigo nessa luta ai, abraço. “ finalizou o deputado.
O prefeito Marcelo Delaroli também se pronunciou nas redes sociais, em frente à 71° DP (Itaboraí), acompanhado por outros dois motoristas de van. Eles expressaram sua insatisfação com a prisão injusta do colega de trabalho e prestaram apoio a ele. O prefeito destacou que motoristas de van não podem ser tratados como bandidos e ressaltou o objetivo de sua presença no local, que era mostrar que essas pessoas não são criminosas, como muitas vezes são erroneamente estigmatizadas.
“ (…) como eu falei anteriormente, não da para motorista de van ser tratado como bandido, como muitas vezes são, e na hora que fizeram a apreensão e postaram o vídeo, na mesma hora nós viemos para cá para prestar auxílio a essa classe, a gente não está aqui passando a mão na cabeça de ninguém, de errar e não errar, estamos aqui para mostrar que essas pessoas não são bandidos, como muitos acham.” declarou o prefeito Marcelo Delaroli.