Na próxima segunda-feira (5), terá início o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Os interessados em participar desta importante avaliação educacional terão até o dia 16 de junho para realizar o cadastro na Página do Participante. As provas estão agendadas para os dias 5 e 12 de novembro deste ano.
De acordo com o edital publicado no início do mês, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 85, que deverá ser quitada até o dia 21 de junho. O documento, além de apresentar o cronograma completo e as regras para a realização do Enem 2023, detalha também os documentos necessários para a inscrição, bem como as obrigações dos participantes. Entre as informações divulgadas, estão as situações em que um candidato pode ser eliminado da prova.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, publicou o edital que estabelece os critérios de correção das provas, além de trazer orientações para pessoas que necessitam de atendimento especial durante o exame.
Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no portal do Inep no dia 24 de novembro. Já os resultados individuais, tão aguardados pelos participantes, serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, no mesmo site.
O Enem é uma importante ferramenta de avaliação que permite aos estudantes brasileiros concorrer a vagas em instituições de ensino superior, além de possibilitar o acesso a programas educacionais do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Os estudantes devem estar atentos aos prazos estabelecidos no cronograma do Enem 2023 e preparar-se adequadamente para o exame.