Moradora do Retiro São Joaquim, em Itaboraí, a jovem atleta Thaiammy Paixão, de apenas 15 anos, brilhou ao conquistar o bicampeonato no renomado Abu Dhabi Grand Slam Jiu-jitsu World Tour 2023. A emocionante luta, realizada no dia 5 de maio no Mubadala Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, garantiu mais uma medalha de ouro para a promissora competidora.
O Abu Dhabi Grand Slam, organizado pela Federação de Jiu-jitsu dos Emirados Árabes Unidos e pela Abu Dhabi Jiu-jitsu, é uma prestigiada série de torneios internacionais de Jiu-jitsu que percorre diferentes localidades pelo mundo.
Em 2022, Thaiammy Paixão conquistou sua primeira medalha de ouro no Abu Dhabi Grand Slam, na categoria juvenil faixa amarela, também realizado na capital dos Emirados Árabes. Agora, com o bicampeonato, a jovem atleta se consagra como a número 1 da América do Sul em sua categoria.

“Estava me sentindo bastante confiante para essa competição, mas quando descobri que lutaria no tatame da TV, fiquei muito nervosa, pois era o maior tatame da arena e muitas pessoas estavam assistindo. Foi uma luta muito dura e tive muita dificuldade para finalizar minha oponente, mas graças a Deus consegui trazer o ouro para casa”, compartilhou Thaiammy Paixão com entusiasmo.
Para os pais da atleta, Shimenny e Rogério, ver a filha envolvida no esporte, mesmo diante da saudade e da distância, é motivo de imenso orgulho. Rogério, inclusive, foi o grande incentivador de Thaiammy, introduzindo-a no mundo do jiu-jitsu e acompanhando-a em todos os treinos.
“Nós, como pais, nunca imaginamos ter uma filha atleta e ainda internacional. No começo, foi um desafio conciliar a saudade, a distância e o fuso horário. No entanto, testemunhar seu crescimento, aquisição de maturidade, novas experiências e conquistas cada vez maiores nos enche de felicidade. Temos muito orgulho da pessoa em que ela está se tornando: sempre dedicada, focada, determinada, trazendo-nos muito orgulho e alegrias”, afirmou emocionada a mãe, Shimenny.
A trajetória de Thaiammy Paixão no jiu-jitsu começou aos 8 anos de idade, na equipe Gordo Jiu-jítsu, sediada no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro. Seu primeiro campeonato, no qual conquistou a primeira medalha, foi a Copa Freedom, realizada no clube Tamoio, em São Gonçalo, no ano de 2017.

Posteriormente, a atleta participou de diversos campeonatos, adquirindo valiosas experiências. Em 2021, surgiu a oportunidade de Thaiammy Paixão ir para os Emirados Árabes para aprimorar suas habilidades no jiu-jitsu, participar de competições e estudar novas línguas. Essa decisão marcou o início de uma trajetória de campeã.
No ano de 2022, a atleta passou uma temporada de 350 dias residindo nos Emirados Árabes, na casa de seus primos Paulo Avolio e Daniela Paes, renomados faixas pretas no esporte. No dia 12 de março do mesmo ano, Thaiammy teve sua primeira competição de jiu-jitsu fora do Brasil, o International PRO DUBAI, onde obteve uma vitória impressionante por 10 a 0. Além disso, em março de 2022, ela participou do Jiu-Jítsu Challenge Championship em Abu Dhabi, conquistando mais uma vitória para sua coleção.
Ao longo do último ano, Thaiammy Paixão continuou a acumular vitórias em diversos campeonatos, conquistando títulos e escrevendo seu nome na história do jiu-jitsu ao lado de sua equipe, Gordo Jiu-jítsu, R1NG e Instituto Inoue, contando com o patrocínio da Life’s Purpose (Kimono).
Após sua temporada nos Emirados Árabes, representando o Al Ain Club SG, a atleta retornou ao Brasil e, em fevereiro, voltou ao Oriente Médio, onde conquistou três medalhas de ouro em competições distintas. Agora, Thaiammy se prepara para mais um desafio, partindo para a Europa, onde competirá no AJP NO-GI SPAIN NATIONAL JIU-JITSU CHAMPIONSHIP durante 20 dias. Após esse período, ela retornará aos Emirados Árabes, onde permanecerá por mais 60 dias, antes de voltar ao Brasil para se preparar para o Mundial, que ocorrerá em novembro, novamente em Abu Dhabi.
A jovem atleta tem mostrado uma determinação inabalável em seu percurso no jiu-jitsu, superando obstáculos, adaptando-se a diferentes culturas e deixando sua marca nos tatames ao redor do mundo. Sua paixão, dedicação e talento a levaram ao topo, e ela continua a elevar seu desempenho a cada competição.
Thaiammy Paixão é um exemplo inspirador para jovens atletas, provando que com trabalho árduo, apoio familiar e uma mentalidade focada, é possível alcançar grandes conquistas no esporte. Sua jornada no jiu-jitsu está apenas começando, e o mundo aguarda ansiosamente por suas próximas vitórias e realizações.