Policiais civis prenderam, na última quarta-feira (11), um dos principais líderes do tráfico de drogas na região de Itaboraí, apontado como integrante da facção criminosa Comando Vermelho. A captura ocorreu no município de Magé, na Baixada Fluminense, durante mais uma fase da “Operação Rede Segura”.
De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), responsável pelas investigações, o suspeito exercia a função de gerente do tráfico em Itaboraí, coordenando atividades da facção na região.
O homem já havia sido preso em 2018, em flagrante por policiais militares, e posteriormente condenado a mais de 10 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em 2023, ele obteve o benefício do regime aberto, passando a utilizar tornozeleira eletrônica para monitoramento.
Segundo a polícia, o investigado descumpriu diversas vezes as regras impostas pela Justiça. Com a suspensão do benefício, ele não se apresentou para retomar o cumprimento da pena no regime determinado e voltou a atuar na gerência do tráfico.
Após trabalho de inteligência, monitoramento e cruzamento de informações, os agentes conseguiram localizar o foragido em Magé e cumprir o mandado de prisão. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A “Operação Rede Segura” integra um conjunto de ações estratégicas da Polícia Civil para enfraquecer a atuação de organizações criminosas e combater o tráfico de drogas no estado do Rio de Janeiro.