Em mais uma etapa da ‘Operação Desmonte’, quatro ferros-velhos foram interditados na última segunda-feira (11) em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A ação ocorreu na altura do Km 295 da Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), com foco em combater irregularidades e proteger o meio ambiente.
Durante a operação, agentes identificaram potenciais riscos ambientais em dois dos estabelecimentos fiscalizados e apreenderam materiais armazenados de forma ilegal. Esses itens serão destinados à reciclagem, como parte das medidas de mitigação de impacto ambiental. Um dos proprietários foi conduzido à 71ª Delegacia de Polícia (Itaboraí) e responderá por crime ambiental.
Nos outros dois locais inspecionados, foram constatadas falhas no credenciamento de materiais junto ao Detran.RJ. Os responsáveis terão um mês para apresentar as notas fiscais que comprovem a origem das peças comercializadas, sob risco de sanções adicionais.
A operação foi coordenada pelo Detran.RJ e contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda. Desde o início da ‘Operação Desmonte’ em agosto de 2023, 82 ferros-velhos foram fechados e mais de 1,2 mil toneladas de sucata foram apreendidas e destinadas à reciclagem.
O diretor-geral de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, destacou a importância das ações: “Nosso objetivo é coibir a comercialização de peças de veículos de origem ilícita no estado do Rio e, com isso, reduzir o roubo e o furto de automóveis. Os ferros-velhos precisam se credenciar no Detran para operar legalmente”.
A força-tarefa, que já soma 39 ações, reforça o compromisso do estado em combater crimes ambientais e práticas ilegais no comércio de peças automotivas, visando a segurança pública e a proteção do meio ambiente.