A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), a primeira fase da Operação Fallacia em Itaboraí. A ação, conduzida por equipes da 71ª DP e coordenada pela delegada Norma Passos Lacerda, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a suspeitos de integrar uma associação criminosa voltada à criação e divulgação de falsas narrativas contra autoridades públicas do município.
De acordo com as investigações, iniciadas após denúncias, o grupo se apresentava como oposição política e teria produzido e disseminado, principalmente pelo Instagram, vídeos com acusações infundadas envolvendo o prefeito Marcelo Delaroli e o deputado estadual Guilherme Delaroli. O objetivo, segundo a Polícia Civil, era atingir a imagem dos agentes públicos perante a população.
Durante a operação, foram apreendidos uma CPU, três tablets, quatro celulares, um drone, cinco pen drives e um cartão de memória. Todo o material será submetido à análise técnica para a identificação de outros possíveis integrantes, financiadores e colaboradores, além de verificar se as motivações dos ataques eram de ordem política ou financeira.
A Polícia Civil informou ainda que dois dos investigados já respondem, em outra delegacia, por extorsão e perseguição direcionadas a um prefeito. As apurações seguem em andamento.