A cidade de Araucária, localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), tem sido alvo de polêmica após o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), de 65 anos, ter se casado com uma adolescente de 16 anos um dia após a jovem ter completado a idade legal para formalizar a união. Segundo a lei federal brasileira, é permitido o casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que haja permissão legal dos responsáveis. O casamento foi registrado no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil em 12 de abril de 2023, um dia após o aniversário da adolescente, que ocorreu em 11 de abril.

No entanto, o que gerou mais controvérsia foi a nomeação da sogra do prefeito, Marilene Rôde, como secretária de Cultura e Turismo do município, 24 horas após o casamento. Antes de assumir o novo cargo, Marilene ocupava o cargo de diretora-geral na Secretaria de Educação da cidade, recebendo um salário de R$ 13.917,38, de acordo com dados do Portal da Transparência. Com a nomeação para o cargo de secretária de Cultura e Turismo, o salário dela poderá chegar a R$ 21.416, o mesmo valor pago aos demais secretários municipais.

Marilene Rôde, mãe da jovem de 16 anos, nomeada como secretária de Cultura e turismo, um dia após o casamento da filha com o prefeito de 65 anos.
A nomeação de Marilene como secretária gerou críticas por se enquadrar na prática conhecida como nepotismo, que consiste na nomeação de familiares ou parentes em cargos do poder público. Conforme a Constituição Federal, essa prática é ilegal e pode configurar um ato de improbidade administrativa. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) aponta que essa prática pode ocorrer de maneira direta, como a nomeação de parentes em uma mesma administração, ou de maneira cruzada, com a troca de favores entre agentes de diferentes poderes, como o Executivo e o Legislativo.
Em nota, a Prefeitura de Araucária defendeu a nomeação de Marilene como “ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”. Até o momento, o site oficial da administração municipal ainda mostrava Marilene como secretária.