O Real Madrid, clube onde Vinícius Júnior atua, finalmente se pronunciou sobre o terrível episódio de racismo vivenciado pelo jogador na partida contra o Valencia, no último domingo (21). A nota de repúdio foi divulgada quase 24 horas após o ocorrido, gerando críticas pela demora da manifestação.
Na publicação, o clube de futebol expressou sua mais forte repulsa e condenou veementemente os acontecimentos ocorridos contra o jogador brasileiro. Além disso, informou que acionou a Procuradoria-Geral do Estado para que os fatos sejam devidamente investigados.
“O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior”, inicia a publicação.
Enquanto dezenas de clubes ao redor do mundo já haviam se posicionado em solidariedade ao craque, seu próprio clube permanecia em silêncio. Agora, com o pronunciamento oficial, o Real Madrid parece estar tomando medidas para lidar com a situação de discriminação racial enfrentada por Vinícius Júnior.
Entenda o caso: Durante a derrota de sua equipe para o Valencia por 1 a 0, Vinícius Jr. foi alvo de insultos racistas e ouviu gritos de “macaco” vindos das arquibancadas, proferidos por milhares de torcedores. A partida chegou a ser interrompida por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso após se envolver em uma confusão. Nas imagens, é possível ver que ele foi contido por um jogador adversário com um golpe de enforcamento.
Além dos apoios recebidos de políticos, celebridades e outros jogadores do Brasil, clubes do país também manifestaram seu repúdio ao caso de racismo. Nas redes sociais, Vinícius Júnior reforçou suas críticas aos organizadores do campeonato espanhol, que até então não haviam tomado medidas concretas apesar da recorrência desse tipo de crime.
“Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, completou Vinícius Júnior em suas declarações nas redes sociais.