Nesta segunda-feira (13), milhões de estudantes brasileiros conhecerão os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. As notas, fundamentais para o ingresso no ensino superior, serão liberadas a partir das 10h (horário de Brasília) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Logo após a divulgação, uma coletiva de imprensa detalhará os principais dados desta edição do exame.
Olho no Sisu
Os resultados do Enem poderão ser utilizados pelos candidatos para disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições estarão abertas de 17 a 21 de janeiro e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Sisu.
O processo seletivo contará com uma única etapa, na qual os estudantes poderão escolher até duas opções de curso. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2024 e não ter zerado a redação.
Outras oportunidades
Além do Sisu, o desempenho no Enem é essencial para programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Fies oferecerá 112 mil novas vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo. O programa permite o financiamento de cursos em instituições privadas de ensino superior, ampliando o acesso à graduação.
Já o Prouni concede bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares. Para se inscrever, o estudante precisa atingir pelo menos 450 pontos de média nas provas do Enem e não zerar a redação.
Com a divulgação das notas e o início das inscrições nos programas educacionais, os próximos dias prometem ser decisivos para muitos jovens em busca de um futuro acadêmico.