Na última sexta-feira (29), o município do Rio de Janeiro declarou o término da epidemia de dengue, atribuído à redução significativa no número de casos e à melhoria da situação epidemiológica.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que os centros de atendimento destinados aos pacientes com dengue ou suspeita da doença estão gradativamente esvaziados, o que levou ao encerramento de suas atividades.
A partir de agora, a prioridade da Secretaria Municipal de Saúde será a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. Em declaração à Portais de Notícias, o secretário afirmou: “O número de casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro caiu muito. A gente tem menos de 500 casos por dia e os polos de atendimento já começam a ficar muito vazios.”
“A gente teve uma epidemia na cidade do Rio de Janeiro que gerou 7 mortos. Foram quase 100 mil casos da doença, mas, felizmente, foi a menor taxa de letalidade da nossa história”, complementou Soranz.
Apesar do anúncio do fim da epidemia, as autoridades alertam para a importância de manter os cuidados com a prevenção dos focos do mosquito Aedes aegypti, pois casos esporádicos ainda podem ocorrer, e a vigilância permanece essencial para evitar novos surtos da doença.