Uma oportunidade fundamental para os nossos alunos. Muitos deles ainda não tinham tido a chance de assistir a uma peça teatral.” Desta maneira, Luciene Costa, diretora da Escola Municipal Alberto Torres, no bairro Colubandê, em São Gonçalo, resumiu a expectativa dos estudantes que participaram de mais uma edição do Programa Saúde Nota 10, da Águas do Rio. A iniciativa apresenta, de forma lúdica, a conscientização sobre saneamento básico, saúde e preservação ambiental entre matriculados na rede pública.
Para a aluna Raquel Cruz, a visita à estação surpreendeu, já que ela nunca tinha participado de uma atividade semelhante.
“Achei uma experiência única, tanto para mim quanto para os meus colegas. Acrescentou muito conhecimento. Vi de perto como o esgoto é tratado, e era algo que eu tinha bastante curiosidade. Fiquei surpresa com tudo. Gostei de todo o ensinamento, e o que mais me chamou a atenção foi o descarte do lixo, que tem muita coisa que pode ser reaproveitada, mas as pessoas insistem em jogar fora e em lugar inadequado”, disse.
Até o final do mês estão previstas outras iniciativas do programa Saúde Nota 10 para escolas em São Gonçalo, assim como para os alunos das escolas públicas das redes de ensino dos municípios de Maricá e Itaboraí.

A preservação ambiental, aliada à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida, é um dos pilares da sua atuação, diz a Águas do Rio. A concessionária está realizando em São Gonçalo investimentos em obras que impactam diretamente o meio ambiente, como a construção de coletores de tempo seco — sistema que intercepta o esgoto lançado irregularmente nas galerias pluviais e o direciona para tratamento — além da implantação das redes coletoras de esgoto do Mutondo e da Praia das Pedrinhas.