Ocorreu na manhã de sexta-feira (09) no centro de Itaboraí, uma caminhada em prol do setembro amarelo, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do programa de Saúde Mental.
Com o tema “Intervenção urbana de combate ao suicídio”, pessoas seguravam cartazes e distribuíram panfletos com palavras de incentivo.
No início da ação, as pessoas se concentraram na praça de Itaboraí, em frente a Prefeitura e depois percorreram até a Avenida 22 de Maio.
Sandro Ronquetti, secretário municipal de Saúde, esteve presente na ação e ressaltou a importância da valorização da vida.
“Estamos aqui para alertar. A depressão é algo sério e tem começado cada vez mais cedo. Não fique calado, empreste seu ombro para as pessoas, pois muitas vezes elas dão sinal de que precisam de ajuda. Se um dia alguém falar pra você que a vida dela não está boa, pare para dar atenção”, disse o secretário.
“Durante muito tempo a gente acreditava que não falar sobre o suicídio evitaria, mas hoje a gente sabe a importância de se falar de maneira responsável e humanizada. Quando a gente fala, conseguimos prevenir, passando as informações corretas e fazer com que as pessoas identifiquem os problemas. Não só os que sofrem, mas os que estão por perto dos que estão sofrendo”, ressaltou a coordenadora.
Para se obter atendimento psicológico em Itaboraí, procure uma unidade de Saúde mais próxima, levando CPF ou cartão do SUS, para realizar o agendamento da consulta com o profissional e solicitar o encaminhamento.
Em situações de emergências, entre em contato com o número 188, que fornece atendimento 24h do Centro de Valorização da Vida (CVV).