Na tarde da última segunda-feira (27), os técnicos de enfermagem do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), localizado no bairro Fonseca em Niterói, foram pegos de surpresa ao serem informados de uma redução no valor de seus salários. Segundo os profissionais, o contrato com a nova Organização Social (OS), a Fundação Estadual de Saúde, chamou a atenção devido ao valor que está abaixo do salário mínimo.
De acordo com relatos dos trabalhadores, em vez dos R$ 2.100 acordados anteriormente, os técnicos de enfermagem da unidade agora receberão apenas R$ 1.283,59. Os funcionários afirmaram que havia sido combinado que nada mudaria com a mudança para a nova OS, incluindo o salário e a escala de trabalho. Entretanto, eles foram informados na última segunda-feira que quem quiser continuar trabalhando no hospital terá que ser contratado pela Fundação Estadual de Saúde e receberá um salário menor do que o valor do salário mínimo.
A notícia pegou os técnicos de enfermagem de surpresa, e muitos se sentem desrespeitados e desvalorizados com a situação. “É um absurdo! Os funcionários serem desrespeitados dessa forma”, declarou um profissional que preferiu não se identificar. “Não tem como aceitar isso. A gente trabalha pra caramba para no final das contas sermos desvalorizados dignamente com esse salário que não é nem o valor do salário mínimo”, afirmou uma técnica de enfermagem indignada com a situação.
Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde não se posicionou sobre o caso.