Na última quarta-feira (29), um homem foi preso em flagrante por importunação sexual em um ônibus na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais. O indivíduo, de 43 anos, teria tirado sete fotos das nádegas de uma passageira sem o consentimento dela. A vítima só percebeu que estava sendo assediada quando outra mulher xingou o acusado, que negou ter tirado as fotos. Porém, quando a polícia chegou ao local, ele foi obrigado a desbloquear o celular, que continha as imagens da vítima.
O suspeito é casado e pai de dois filhos menores de 18 anos. Após o flagrante, ele foi levado para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves (MG). A vítima, por sua vez, publicou um vídeo nas redes sociais, no qual outra mulher mostra o celular do acusado com as fotos do corpo da passageira. A gravação também mostra a passageira indignada com o ocorrido, xingando o assediador e afirmando que estava indo para o trabalho quando foi filmada sem seu consentimento.
“Safado, cretino, assediador”, diz. “Eu indo trabalhar, e ele me filmando”, disse a vítima.
A importunação sexual é um crime previsto na Lei nº 13.718/2018 e consiste em praticar contra alguém ato libidinoso sem sua autorização, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. A pena para esse tipo de crime é de reclusão de 1 a 5 anos, dependendo da gravidade do caso. Além disso, o ato também pode ser considerado como assédio sexual, que é caracterizado como uma conduta que constrange alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.