Nesta segunda-feira (10), o Colégio Estadual Santos Dias, localizado em Neves, São Gonçalo, amanheceu com reforço policial em razão de ameaças de um ataque planejado para ocorrer na terça-feira (11). Cerca de cinco policiais militares estavam posicionados no portão da escola, e viaturas policiais foram colocadas em várias unidades escolares de Niterói como medida de precaução.
Apesar das ameaças, a movimentação na escola seguia normal nas primeiras horas da manhã. A Polícia Militar informou que o Serviço de Inteligência da corporação está monitorando e buscando dados para identificar os autores das mensagens circulando nos celulares.
A Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Niterói reuniu-se com o comando do 12º BPM (Niterói) na manhã desta segunda-feira para solicitar reforço policial nas escolas da cidade. O vice-presidente da Comissão, vereador Renato Cariello, destacou a importância da ação para garantir a segurança da comunidade escolar.

“Quero destacar a importância da ação para garantir a segurança da comunidade escolar. É fundamental que nossas escolas sejam ambientes seguros e acolhedores para os alunos e professores. A presença da Polícia Militar e a colaboração entre os programas de segurança pública são fundamentais para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos”, disse o vice-presidente da Comissão, vereador Renato Cariello.
A Secretaria Estadual de Educação também tomou conhecimento da denúncia e acionou a Polícia Militar e Civil, além do Conselho Tutelar. A direção do colégio foi orientada quanto ao emprego dos protocolos de segurança.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas de todo o país. Tanto conteúdos como autores estão sob investigação, e mandados de busca foram cumpridos, resultando na apreensão de sete armas e na prisão de um suspeito.
Além disso, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública solicitou que a plataforma Tik Tok retire do ar duas contas que estavam transmitindo conteúdo que incitava medo nas famílias. A presença da Polícia Militar e a colaboração entre os programas de segurança pública são fundamentais para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos. É fundamental que as escolas sejam ambientes seguros e acolhedores para os alunos e professores.