No último sábado (2), uma operação realizada em Itaboraí, resultou na apreensão de vinte carretéis de linha chilena, 69 colas de madeira e 32 sacos de vidro moído. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima feita ao Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para questões ambientais.
As informações fornecidas na denúncia levaram as autoridades até a Rua 18, no bairro Ampliação, onde supostamente ocorria a fabricação e comercialização da perigosa linha chilena, conhecida por ser quatro vezes mais cortante do que o cerol. No local, os agentes constataram a presença de cerol, com etiquetas de preços nos produtos. Essa atividade estava em desacordo com o artigo 56 da lei de crimes ambientais.
Diante da constatação, os policiais encaminharam o caso para a 71ª DP (Itaboraí) para o registro oficial da ocorrência e as devidas providências legais.
O Linha Verde é uma ferramenta essencial para a denúncia de crimes ambientais em todo o Estado. A população pode fazer suas denúncias ligando para os números (21) 2253-1177 e 0300 253 1177 (para o interior), ambos com WhatsApp anonimizado, que garante a confidencialidade do denunciante.
Além disso, é possível utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, acessar o site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou denunciar através da FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).