O pequeno Lucas Castro, de apenas 2 anos, recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, na manhã da última terça-feira (17). A saída do hospital foi marcada por emoção, depois de quase três meses de luta pela vida, iniciada em setembro, quando o menino se afogou na piscina de casa, no centro do município.
Os pais, Rafael Castro e Renato Alves, não esconderam as lágrimas ao deixar a unidade de saúde ao lado da equipe médica, de enfermagem e multidisciplinar que cuidou de Lucas. “Foi um milagre. Ele chegou em estado muito grave, entubado, e tivemos medo de perdê-lo. Mas, com Deus e o apoio dessa equipe incrível, nosso filho está voltando para casa”, declarou Rafael.
Apesar do alívio, Lucas ainda terá um longo caminho de recuperação, como explicou a médica Melissa Monção, responsável pelo caso. “O quadro dele era crítico, mas tivemos sucesso no tratamento. Agora, ele seguirá com medicação, fisioterapia e exames regulares. É uma vitória, mas o processo continua”, disse.
A médica aproveitou o momento para alertar sobre os riscos de afogamento, especialmente com a proximidade do verão, que começa oficialmente no dia 22 de dezembro. “Nesta época do ano, há um aumento significativo de acidentes envolvendo crianças em piscinas, rios e praias. Muitos casos não têm finais felizes como o de Lucas. É essencial que os pais redobrem a atenção”, ressaltou.
A preocupação tem fundamento. Só nesta semana, outros dois casos graves de afogamento foram registrados na região. Na segunda-feira (16), um menino de 9 anos chegou ao HEAT em estado crítico após ser resgatado por familiares. Ele segue entubado no CTI. Já no domingo (15), um jovem turista bósnio, de 20 anos, foi internado em estado grave no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, após um acidente aquático.
De acordo com dados das duas unidades, que são referências no atendimento de média e alta complexidade, o último verão contabilizou 37 casos de afogamentos. Embora a maioria tenha se recuperado sem sequelas, outros enfrentaram desfechos dramáticos, incluindo paraplegia, tetraplegia e óbitos.