Um vídeo que circulou pelas redes sociais no último domingo (19) mostrou um cliente ameaçando um entregador do iFood por não subir até um apartamento para fazer uma entrega. O caso aconteceu em um condomínio na Estrada do Camorim, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nas imagens, o morador aparece bastante alterado e ameaça o motoboy com palavras de baixo calão e até mesmo com violência física.
“Tu é brabo da onde, meu parceiro?”, disse o homem.
“Eu só não posso subir”, respondeu o entregador.
“Aqui tu só morre por causa de milícia, meu parceiro, se eu descesse armado, te dou uma coronhada, seu filho da p***”, disse o morador.
Após a repercussão do caso, outros entregadores realizaram um protesto em frente ao condomínio onde ocorreu a agressão, em defesa do colega de trabalho. O motoboy, identificado como Robson José da Silva, afirmou que só ganha para entregar até a portaria e que não é obrigado a subir até nenhum apartamento. A empresa iFood, por sua vez, repudiou o uso da violência e informou que o cliente foi bloqueado na plataforma após análise interna do caso.
“O iFood ressalta que não existe obrigatoriedade de realizar a entrega diretamente no apartamento do cliente, por entender que há variáveis como regras de condomínio, questões de segurança ou por não existir condições de estacionar a moto na via pública. Reiteramos que as boas práticas na relação com entregadores têm sido reforçadas constantemente nos canais de comunicação da empresa e também em campanhas nas redes sociais, e pelo próprio aplicativo para clientes”, disse.
A polícia ainda não se manifestou sobre a possibilidade de investigação do caso. O iFood também ressaltou que não existe obrigatoriedade de realizar a entrega diretamente no apartamento do cliente e que as boas práticas na relação com entregadores têm sido constantemente reforçadas. O espaço está aberto para um posicionamento da defesa do cliente.