A pequena Lara de Souza, de apenas 1 ano e 8 meses, finalmente recebeu alta do Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo nesta quinta-feira (23/03), após nove dias de internação. A bebê teve parte do dedo mindinho amputado por erro médico na unidade de saúde na semana passada.
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do município informou que seguirá acompanhando o caso da menina, que será “assistida por equipe da Atenção Básica em uma unidade de saúde da família”.
Adriana Lemos, avó da vítima, contou que o município agendou consultas médicas para a bebê, mas questionou a falta de medidas mais efetivas para remediar o erro cometido pelos profissionais da saúde.
“Eu perguntei [a Secretaria] o que o município poderia fazer pela gente e ela informou que não haveria mais nada que pudesse fazer. Eu respondi: ‘Então minha neta amputa o dedo e ganha uma consulta?'”, contou Adriana.
Na quarta-feira (22/03), a mãe da vítima, Bruna Oliveira, prestou depoimento na 72ª DP (Mutuá) e negou que a criança estivesse agitada na hora de retirar o curativo, como teriam alegado funcionários da unidade.
O pai e avô da menina já haviam conversado com os policiais na semana passada e o caso foi registrado como lesão corporal. A delegacia segue investigando o ocorrido.