Leandro Lo Pereira do Nascimento, de 33 anos, campeão mundial de jiu-jítsu, foi baleado e morto, à queima-roupa, na madrugada de domingo (7), durante um show do grupo Pixote, dentro do Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo.
O corpo de Leandro Lo será velado e sepultado nesta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, na Zona Sul de São Paulo.
O atleta teria discutido com um homem que foi identificado como Henrique Otávio de Oliveira Veloso, de 30 anos, que é tenente da PM de São Paulo.
Segundo testemunhas, o autor do crime estava sozinho e fazendo provocações a Lo e cinco amigos que estavam em uma mesa.
“Chegou já no intuito de causar confusão, tanto é que nós estávamos em 5 pessoas numa mesa, ele pegou a nossa garrafa, levantou. O Leandro chegou, pediu pra ele colocar a garrafa no local que não era dele. Ele deixou garrafa e continuou peitando o Leandro. O Leandro foi lá, imobilizou ele, derrubou ele, caiu montado, falou que acabou, para parar a confusão. Chegou o pessoal: ‘deixa disso, deixa disso’. Tinha muita gente, acabou que separou. Quando todo mundo achou que tinha acabado a confusão, ele deu 4 passos para trás e voltou, tirou uma arma da cintura e atirou à queima-roupa na cabeça”, disse a testemunha, que pediu para não ser identificada.
Leandro foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Arthur Saboya, no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos e teve morte cerebral. O advogado do atleta confirmou a morte.
O suspeito teria fugido da cena do crime, mas se apresentou à Corregedoria da PM, conforme informou o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirmou que o policial se apresentou à Corregedoria e que será levado para prestar depoimento no 17º DP, responsável pela investigação. “Em seguida, será encaminhado ao Presídio Romão Gomes, permanecendo à disposição da Justiça”, diz a secretaria em nota.
O policial deve passar por uma audiência de custódia nesta segunda-feira (8).
Leandro Lo foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022, a primeira em 2012, na categoria peso-leve.