O corpo de Aurora do Nascimento Marques, uma idosa de 100 anos, foi encontrado em estado de decomposição na manhã desta quarta-feira (22), enquanto era transportado pelo filho em uma cadeira de rodas na Rua Cândido Benício, no bairro do Campinho, Zona Norte do Rio. A cena foi registrada por transeuntes e repercutiu nas redes sociais.
Segundo informações do 18º BPM (Jacarepaguá), o filho da idosa relatou que ela teria falecido na terça-feira (21), após sofrer um mal súbito na residência onde viviam, na comunidade do Bateau Mouche. Após o óbito, ele teria acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) duas vezes. Na segunda chamada, os agentes teriam constatado a morte e orientado que ele aguardasse o Serviço Social, que, segundo o relato, não apareceu.
Diante da suposta demora, o homem decidiu transportar o corpo da mãe até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Praça Seca, usando uma cadeira de rodas. Durante o trajeto, afirmou ter sido abordado por criminosos da comunidade e agredido, agravando ainda mais a situação. Ele também revelou que já havia recebido ameaças anteriores de expulsão da comunidade.
A Polícia Militar foi acionada após pedestres notarem a situação e, posteriormente, o corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) no Centro para perícia. O caso está sob investigação da 28ª DP (Campinho), que apura as circunstâncias da morte e os eventos que levaram à exposição pública do corpo.