Uma empreendedora teve um prejuízo de R$ 2 mil após solicitar a entrega de sua mercadoria por meio do aplicativo Uber Moto. Rebecca Pierre, proprietária de uma loja de roupas, relatou que o motorista não apareceu no local de destino e encerrou a corrida em outro lugar, além de não receber o suporte necessário do aplicativo.
O incidente ocorreu quando Rebecca solicitou uma corrida do bairro Maceió, em Niterói, até o Engenho do Mato, também na cidade, para transportar uma coleção de Dia dos Namorados de sua costureira. As peças incluíam vestidos, croppeds, saias e macaquinhos.
“Eu pedi o Uber Moto para levar as mercadorias do Maceió para o Engenho do Mato. O motorista pegou em Maceió por volta das 18h45 e seguiu em direção a Itaipu, onde ficou parado por mais de uma hora. Eu ligava e mandava mensagens, mas não recebia resposta. O telefone cadastrado no Uber mostrava como inexistente, e eu não conseguia me comunicar com ele de forma alguma”, explicou Rebecca.
Segundo a empreendedora, a corrida só foi finalizada mais de duas horas depois, na Penha, Zona Norte do Rio. Além do prejuízo das mercadorias, o valor inicial da corrida, que era de aproximadamente R$ 30, subiu para R$ 70.
A ocorrência foi registrada online na 79ª DP (Jurujuba), e a delegacia solicitou que a vítima compareça pessoalmente e forneça mais informações sobre o incidente.
Procurada para comentar sobre o caso, a Uber informou, por meio de nota, que caso a usuária entenda ter sido vítima de furto ou apropriação indevida por parte do motorista parceiro, é recomendado que ela registre um Boletim de Ocorrência. A empresa ressaltou que está à disposição das autoridades de segurança para colaborar com as investigações.
A Uber também destacou que a modalidade Uber Moto é destinada à mobilidade e ao transporte de pessoas, não ao envio e recebimento de mercadorias. Para essa finalidade, existe a categoria Uber Flash, que possui regras específicas, incluindo um limite de R$ 500 no valor dos itens transportados. A empresa salientou que todas essas informações estão presentes nos termos de uso e que as regras do Uber Flash são exibidas no aplicativo durante a solicitação, permitindo que o usuário verifique e concorde antes de prosseguir com o pedido.