Jeniffer Castro, a jovem que ganhou os holofotes ao se recusar a ceder seu assento na janela do avião para uma criança, relatou como está lidando com a fama repentina durante sua participação no programa Encontro com Patrícia Poeta nesta sexta-feira (6). Após o episódio, Jeniffer viu sua conta no Instagram ultrapassar a marca de um milhão de seguidores em poucos dias.
“Tudo isso é muito novo para mim, porque nunca fui uma pessoa pública. Agora, tem muita gente me apoiando, e estou tentando acompanhar os comentários, curtindo e respondendo quando consigo”, contou Jeniffer, que também expressou preocupação com sua segurança. “Tenho medo de que alguém faça algo contra mim ou minha família”, revelou.
O caso
A situação viral começou quando Jeniffer embarcou em um voo do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Ela explicou que, ao encontrar a criança sentada em seu lugar, pediu educadamente para ocupar o assento correspondente à sua passagem. Apesar da sugestão de um passageiro para que trocasse de lugar, Jeniffer decidiu permanecer no assento da janela.
“A birra do menino era porque ele queria sentar ao lado da avó, que estava na poltrona ao meu lado. Mas a família dele estava toda espalhada pelo avião, com outros lugares disponíveis, incluindo outra janela. Ele simplesmente queria o meu assento”, disse.
Durante o voo, a criança chorou incessantemente, e a mãe insistiu para que Jeniffer trocasse de lugar, mas ela recusou novamente, explicando que era seu aniversário e ela queria aproveitar o voo tranquilamente.
“Ela começou a me chamar de imbecil e disse coisas muito preconceituosas. Quando o voo terminou, ainda ouvi: ‘Agora você levanta, né, sua imbecil’. A companhia aérea, em nenhum momento, se posicionou ou me ofereceu qualquer tipo de apoio”, desabafou.
Jeniffer revelou ainda que já tomou medidas judiciais contra a mulher que a filmou sem autorização, gerando a repercussão nas redes sociais.
Repercussão e medo
Sobre os desdobramentos do caso, Jeniffer afirmou que está tentando manter a calma e evitar conflitos. “Pensei em responder o mínimo possível para não alimentar mais confusão. Parece que ela queria que eu brigasse, mas preferi manter a cabeça no lugar”, explicou.
Quando questionada por Patrícia Poeta sobre como se sente em relação ao debate que tomou conta das redes, Jeniffer admitiu ainda estar processando tudo:
“Não sei o que estou sentindo, porque foi algo muito difícil. Tem um lado bom, que é o apoio de muitas pessoas, mas também tem o lado ruim, que me deixa com medo. Estou tentando lidar com tudo isso da melhor forma possível”.
Reações nas redes
O caso dividiu opiniões entre internautas. Enquanto muitos apoiaram Jeniffer por fazer valer seu direito ao assento, outros a criticaram, alegando falta de empatia.
Apesar da polêmica, Jeniffer garantiu que sua prioridade é manter a segurança e tentar levar o episódio com serenidade: “Estou tentando seguir em frente, mas é um aprendizado enorme lidar com tudo isso de repente”.