Uma operação conjunta entre policiais civis e militares no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, resultou em pelo menos 13 mortos nesta quinta-feira (23/03). A identidade das vítimas ainda não foi confirmada, mas, segundo relatos de moradores, pelo menos duas das pessoas feridas não tinham qualquer envolvimento com o tráfico local.
Entre os mortos, estaria Leonardo Costa Araújo, conhecido como Leo 41, liderança do tráfico paraense que estava foragido desde 2019. Sete pessoas foram feridas e cinco presas na operação, além da apreensão de dois quilos de cocaína e três fuzis. A Polícia Civil ainda não confirmou essas informações.
De acordo com a polícia, a ação tinha como alvo um grupo de integrantes do Comando Vermelho do Pará que estariam abrigados na região, acusados de participarem de ataques que mataram cerca de 40 agentes de segurança pública desde 2021. A operação contou com a participação da Polícia Civil do Pará e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Os agentes informaram terem sido recebidos a tiros pelos acusados no local. Além dos suspeitos do Pará, a operação também tinha como alvo outros membros suspeitos de terem participado de ataques criminosos em comunidades da Zona Oeste do Rio e de um caso de roubo em um shopping center na Barra da Tijuca, em junho de 2022, que culminou na morte de um segurança.
Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. A operação segue em andamento na comunidade e novas informações podem surgir a qualquer momento.