O Rio de Janeiro registrou nesta segunda-feira (17) um marco histórico ao atingir o Nível de Calor 4, o segundo mais crítico no sistema de monitoramento de calor da Prefeitura. Desde a implementação das cinco categorias de calor pela administração municipal em junho de 2024, este é o primeiro momento em que a cidade alcança esse patamar. Para mitigar os impactos da onda de calor, 29 pontos de hidratação foram ativados em locais estratégicos da cidade.
O Centro de Operações e Resiliência da cidade (COR-Rio) oficializou a condição de Nível 4 por volta das 12h35, logo após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrar a marca de 40,4°C, com sensação térmica de 41,8°C. Este recorde de temperatura fez de hoje o dia mais quente de 2025 no Rio de Janeiro até o momento. O Nível de Calor 4 é declarado quando a cidade enfrenta três dias consecutivos com temperaturas entre 40°C e 44°C.
A Prefeitura, antecipando o cenário de altas temperaturas, já havia se preparado, abrindo os pontos de hidratação nas “Naves do Conhecimento”, espaços públicos voltados à cultura e educação. Além do Rio, todo o estado enfrenta altas temperaturas nesta segunda-feira, com alerta de excesso de calor emitido para todos os municípios fluminenses. O fenômeno destaca a necessidade de cuidados redobrados com a saúde e o bem-estar da população, especialmente nos dias mais quentes.