Uma ação realizada na manhã desta segunda-feira (10) resultou no resgate de quase 100 pacientes de uma clínica de idosos e reabilitação no bairro Grão-Pará, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O proprietário do estabelecimento, identificado como Edmilson Messias Ribeiro Júnior, foi detido sob acusações de maus-tratos e cárcere privado.
De acordo com informações, a clínica já possuía uma ordem de fechamento, mas continuava em pleno funcionamento e alterava seu nome com o intuito de se manter aberta. A ação realizada pelas autoridades teve como objetivo acabar com as condições desumanas a que os pacientes estavam submetidos.
Os indivíduos resgatados foram conduzidos à 52ª Delegacia de Polícia (Nova Iguaçu), onde prestaram depoimento. Um dos idosos revelou que seus familiares não tinham conhecimento dos maus-tratos que sofria no local. O Ministério Público informou que os pacientes serão encaminhados a um espaço indicado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu, onde receberão o devido suporte e direcionamento.
Segundo registros do Ministério Público, em 17 de maio de 2022, um incêndio ocorreu na clínica, resultando em duas mortes. Essa ocorrência anterior pode ter levantado ainda mais preocupações sobre as condições de segurança e cuidado dos pacientes na instituição.
O dono da clínica, Edmilson Messias Ribeiro Júnior, também foi conduzido à mesma delegacia. Ele será transferido para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelos crimes de maus-tratos e cárcere privado.